Image Map

O BEIJO ENTRE ANITTA E ÍSIS NÃO É TÃO INOFENSIVO ASSIM


Por que achamos engraçado quando duas mulheres se beijam? 

Acho a Anitta uma fofa, adoro a Mc Mayara e tenho uma quedinha pela Tati Zaqui. Porém, além de fazerem músicas ótimas, essas artistas têm algo em comum que não é tão legal assim. Explico: no último clipe de Anitta, Essa mina é louca, a cantora pega no flagra o namorado (no caso, Jhama) dando uns pegas na Ísis Valverde. As duas amarram o cantor numa cadeira e – surpresa das surpresas – trocam um selinho.

Mc Mayara lançou mão do mesmo recurso no clipe de Atentada, no qual interpreta uma sequestradora de homens. Ao final do clipe, a bandida parece estar espreitando um homem para torná-lo mais uma de suas vítimas. Na verdade, ela estava de olho na namorada dele. Em Água na boca, Tati Zaqui dança com um grupo dentro de uma piscina no México. Primeiro, beija o homem à esquerda, em seguida, a menina à direita. "Que surpresa! Ela beija meninos e meninas!”, espera-se que o espectador abobalhado pense, admirado com a bissexualidade de Zaqui.

É óbvio que essas três artistas não inventaram a fetichização do beijo lésbico, mas servem de exemplo para mostrar como esse recurso é pervasivo na mídia. Às vezes, precisamos nos distanciar desse culto às "divas lacradoras" para entender melhor o discurso que está sendo reproduzido, conscientemente ou não, por elas. 

Por isso, espero que entendam que esse texto não é um ataque pessoal à Anitta ou a sei lá quem. O problema não está nelas – elas são apenas um veículo, assim como todos nós podemos ser, ao contar uma piada na faculdade, ao escrever um tuíte, ao rir de um determinado vídeo no YouTube.

Okay, vamos lá. Quando rimos, é porque fomos surpreendidos. Esse artigo aqui da Super Interessante diz de forma bem clara: o humor surge a partir da quebra de um padrão mental. "Quando alguém conta uma piada ou narra uma história engraçada, a situação inicial parece perfeitamente normal. O que vem em seguida é que é inesperado - e causa a risada."

Duas mulheres se beijando é engraçado porque é inesperado. Por quê? Porque mulheres beijam homens. Usar um beijo lésbico para fazer rir, como uma brincadeirinha, é o mesmo que dizer que ser hétero é a norma. Para mulheres que beijam mulheres por prazer, por amor, por afeto, isso não tem a mínima graça.

"Focamos na brincadeira, na diversão, uma coisa sem preconceitos, leve, divertida... sem brincadeira a vida não teria graça”, disse Ísis quando entrevistada sobre o clipe. Não quero que o beijo lésbico seja uma brincadeira, uma surpresinha engraçada. Quero que o beijo entre duas mulheres seja um fato da vida, assim como qualquer beijo hétero sempre teve o direito de ser.

Leia mais sobre bissexualidade e lesbofobia: Bissexual? Sim. Lesbofóbica? Também.

0 comments:

Postar um comentário

 
Mini Rage Face Crying Smiley